quarta-feira, 18 de junho de 2014

Leitura relativa

Assim como a leitura de gráfico, a leitura relativa também prepara o aluno para leitura da partitura tradicional. Após a criança tocar algumas músicas e realizar diversas atividades com leitura de gráficos, ela está preparada para ser introduzida na leitura e escrita relativa (leitura sem clave).
As cinco linhas da pauta são apresentadas de forma gradativa, começando com a leitura em uma linha, depois duas e três linhas. Este trabalho é feito para facilitar ao aluno a compreensão da partitura tradicional, para que a leitura não se torne um trabalho árduo e difícil e sim prazeroso e com resultado gratificante.
Nesse estágio é de grande importância a prática da transposição, o aluno deverá tocar canções, solfejar e falar sequências de notas começando em diversas notas diferentes.
Quando o aluno exercita bem a leitura relativa, ele estará apto a ler qualquer clave de forma fluente.

Exemplos de atividades escritas de leitura relativa:




Exemplo de partituras com leitura relativa em uma linha (monograma) e duas linhas (bigrama):







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